Como surgiu? Garrafa exclusiva para cerveja

Crédito Antonio Carriero/ITAL
Verão e final de semana pedem uma cervejinha, né?

Aquela que chega trincando de gelada, com a garrafa toda suada.

Eu sei que quando a cerveja chega à mesa a emoção é certeira. Mas você já reparou que na “voltinha da embalagem”, lá aonde a gente bota a mão para servir, tá escrito “CERVEJA”, em letras garrafais? Pois bem, isso indica que essa é uma garrafa exclusivíssima para a nossa gelada.

Mas Como Surgiu uma garrafa exclusiva para cerveja?

Surgiu em Campinas, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), para atender a demanda da indústria de bebidas: uma garrafa resistente, funcional e só para cerveja.

Leia também: Como Surgiu? Post-it, o rei do escritório

Leia também: 5 inovações campineiras

Na década de 80, o consumo de bebidas estava em crescimento Brasil e começou a faltar garrafas no mercado, em especial para as cervejarias, as principais compradoras de embalagens novas. Em mercado aquecido, chegavam garrafas produzidas em desacordo com as especificações técnicas. Resultado: quebra de embalagens. Dá para imaginar a insatisfação do consumidor, né?

Em 1990, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV) procurou o ITAL para analisar e desenvolver um produto só para essa indústria. Foi aí, que o instituto público de pesquisa criou a garrafa que a gente conhece e que está em tudo quanto é boteco, supermercado e geladeira de casa.
A ideia era desenvolver uma tecnologia que oferecesse uma garrafa de vidro retornável, com resistência para suportar o longo vai e vem entre a fabricação e o consumo – e vice-versa. Em dois anos o produto ganhou o mercado!

Em 1994, o Sindicato assumiu o controle de procedimentos para a produção e comercialização da nova embalagem, o que possibilitou maior controle do processo, um aspecto positivo para as indústrias e consumidores.

Agora toda vez que for ao bar e pedir uma garrafa de cerveja, lembra que ali tem muita ciência, até mesmo em uma “simples” embalagem.

Um brinde à ciência e ao ITAL!

*Se beber não dirija.
** Bebida alcoólica só para maiores de 18, ein!

Conhece Como Surgiu mais algum produto? Compartilhe com a gente! Quer saber Como Surgiu algo? Escreve aí embaixo que vamos fazer de tudo para descobrir!

Não quer perder nenhuma postagem do Fique Ciente? Então siga o blog nas redes sociais!
Facebook: https://www.facebook.com/blogfiqueciente
Twitter: https://twitter.com/blogfiqueciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário