Como surgiu? Post-it, o rei do escritório!



Ele é o rei do escritório. Quando há necessidade de marcar ou lembrar-se de alguma coisa no trabalho, ele está lá, todo chamativo, esperando para ser usado. Pode ser colado no teclado, na tela do computador, na mesa, na agenda, no livro, nas lousas de planejamento... Sim, estamos falando do Post-it, um dos produtos mais conhecidos do mundo.

Mas como surgiu esse papelzinho com adesivo facilmente removível desenvolvido pela 3M? Como ele ganhou escala global, sendo hoje comercializado em mais de 100 países e tendo mais de mil produtos com a marca Post-it?

O Fique Ciente lança sua coluna “Como surgiu?” para te contar essa e outras histórias incríveis de gente que inovou!

 A história de criação do Post-it começa em 1968, quando o então cientista da 3M, Spencer Silver, tentava aperfeiçoar as colas para as fitas adesivas produzidas pela empresa. Apesar de buscar uma cola com alta aderência, conseguiu desenvolver uma espécie de adesivo facilmente removível, que, a princípio, não tinha serventia.

A 3M é uma empresa que preza muito pela inovação. Por isso, seus pesquisadores podem usar 15% de seu tempo de trabalho e a estrutura da empresa para desenvolverem projetos pessoais ou que acreditam. Além disso, eles fazem reuniões para que os cientistas compartilhem uns com os outros os projetos em que estão trabalhando, afinal, inovação requer compartilhamento de ideias.

Pois bem, Spencer Silver compartilhou sua ideia com seus colegas . Contou que tinha desenvolvido esse adesivo e que ainda não sabia se ele poderia ser usado. Arthur Fry, outro cientista da empresa, cantava no coral da igreja e tinha o hábito de marcar suas partituras com pedaços de papel. Um dia – anos depois dessa reunião com Spencer Silver – estava cantando e as marcações de suas partituras caíram no chão. Eureka!

“Um dia levantei para cantar e derrubei as partituras no chão. Enquanto em pé, só pensava em como gostaria de algo que pudesse colar a papelada. Mas, todos os adesivos que eu conhecia da 3M tinham aderência tão forte que despedaçaria o papel. Bom, pensei então em como posso desenvolver um adesivo que tivesse o nível certo de aderência. E foi então que me lembrei da invenção de Silver”, contou o cientista em uma entrevista para a Revista Exame.


Ao distribuir algumas amostras em forma de marca-livros para colegas do laboratório, Fry percebeu que o produto tinha interesse e começou a trabalhar na ideia. Ele transformou os papéis com a fita adesiva em blocos de notas, em uma máquina desenvolvida por ele, em seu próprio porão.

A primeira embalagem do bloco de notas foi distribuída em 1980, com o nome de “Scotch Press and Peel”. Em 1981, o Post-it foi lançado no Canadá e na Europa e passou a ser considerado o produto mais valioso da 3M.

E ai, gostou da história?

Quer saber como mais algum produto foi criado? Escreve pra gente! Vamos te ajudar a descobrir!

2 comentários:

  1. Show Fer, muito legal essa história. Uso em papel, no PC (até o Win7 tinha um app da 3M, agora é "Notas Adesivas" do Win8) e até no celular (Desk Notes-app gratuito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, né, Vi! Ninguém vive sem Post-it!! haha Continue nos acompanhando! Abraço!

      Excluir