5 curiosidades sobre o solo


O ano de 2015 foi eleito pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) como o Ano Internacional dos Solos. O objetivo da FAO é mobilizar  a sociedade sobre a importância dos solos para o meio ambiente e os perigos da degradação desse recurso natural para o mundo.

Segundo dados da FAO, 25% dos solos do planeta estão degradados, 8% moderadamente degradados, 36% estáveis ou levemente degradados e 10% em recuperação. Cerca de 40% dos solos degradados estão em áreas com elevadas taxas de pobreza.

O Fique Ciente lista então cinco curiosidades sobre o solo, para você conhecer melhor este importante recurso natural. A lista foi feita com auxilio do pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), Heitor Cantarella.



1. 95% de todo alimento produzido no mundo têm origem no solo.

Os restantes 5% dos alimentos produzidos no mundo vêm do mar e de produções hidropônicas.

2. O solo é a pele do mundo.

As águas das chuvas passam pelas camadas do solo, que exerce o papel de filtro, as trocas gasosas vão tornando a água límpida. É assim que, ao chegar ao lençol freático, a água está em condições potáveis para o consumo humano.

A situação de seca vivida por diversas regiões brasileiras reforça a necessidade de o mundo se atentar para a necessidade de conservar o solo, pois seu manejo adequado contribui para preservar a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos. É função do solo filtrar impurezas na água e no ar. Este recurso natural presta esses serviços ecossistêmicos, desintoxicando o ambiente.

Se o solo não estiver bem cuidado, a água não consegue infiltrá-lo e, assim, carrega sedimentos que assoreiam rios. Esse processo diminui a vida útil dos reservatórios de água para abastecimento humano e para hidrelétricas.

3. O solo é o grande reciclador de nutrientes.

A importância do solo para a manutenção da vida vai além de servir de substrato para a produção de alimentos e de outras matérias-primas. O solo também é um grande reciclador de nutrientes, por decompor resíduos orgânicos de várias origens. Os micro-organismos presentes em suas camadas têm papel fundamental como higienizador do ambiente. Se não fosse essa ação do solo, o mundo teria um problema enorme com dejetos de gado, suínos e aves, além de resíduos orgânicos urbanos, agrícolas e industriais.

4. O solo contribui para mitigar o aumento de gás carbônico na atmosfera.

5. A diversidade do Planeta está no solo.

Estima-se que 25% da diversidade de vida existente do Planeta estão no solo. A quantidade de micro-organismos em uma colher de chá de solo é maior do que a de pessoas no mundo inteiro.


Um comentário: