Por que os dias ficam mais longos no verão?



Estações do ano
O Horário de Verão começou no Brasil para alegria e uns e tristeza de muitos. A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que neste período sejam economizados R$ 7 bilhões e 2.610 megawatts (MW), evitando gastos com novos investimentos.

A explicação para o Horário de Verão é que nesta estação do ano os dias são mais longos, quanto mais afastada é a região da Linha do Equador. É esta a explicação também para que o horário não seja adotado na região Norte e Nordeste.

Mas o Fique Ciente quer saber, por que no verão os dias ficam mais longos?

Para isso, conversamos com Eduardo Serra Cypriano, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP).

Cypriano explica que o eixo da Terra tem uma inclinação de 23,5º, que determina as estações do ano. Quando no Hemisfério Sul é verão, no Norte é inverno e vice-versa.

No verão, o sol incide diretamente na região e, por isso, se enxerga a luz solar por mais tempo, daí a explicação para se adiantar uma hora no relógio. Quanto mais próxima da Linha do Equador é a região, menor a variação entre o dia e noite, por isso que o Norte e Nordeste não aderem ao horário de verão.

Países muito ao Norte, ou muito ao Sul percebem mais claramente essa maior e menor incidência da luz solar. Na Escandinávia, por exemplo, se observa o “Sol da meia-noite”, durante o verão, quando Sol nunca fica abaixo do horizonte. Nas regiões polares, devido às latitudes mais altas, há apenas uma noite e um dia por ano, pois o Sol permanece acima do horizonte por um período de seis meses durante o verão e outros seis meses abaixo do horizonte, ou seja, no inverno.

Não quer perder nenhuma postagem do Fique Ciente? Então siga o blog nas redes sociais!
Facebook: https://www.facebook.com/blogfiqueciente
Twitter: https://twitter.com/blogfiqueciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário